CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

23 de jul. de 2009

Son Goku em três tempos (ou seriam quatro?)

Se você jogar essas palavras "Son Goku" no Google, encontrará uma imensa lista com imagens e sites de um dos trabalhos mais famosos de Akira Toriyama. Son Goku, no mangá, é o protagonista de uma série de aventuras em busca das chamadas "esferas do dragão" que, reunidas, concedem um desejo. Mas, se você pesquisar um pouco mais, descobrirá que Goku, na realidade, é um personagem muito mais antigo de uma lenda chinesa, Sayuki.

Sayuki conta a história desse rei dos macacos, Goku, que possuía habilidades incríveis como força, um bastão mágico e uma nuvem voadora. Certo dia, ele tentou conquistar o mundo dos Deuses, confiante de que sua força era suficiente para tal missão. Buda, então, lhe fez um desafio. Se o macaco conseguisse ir até além de sua palma, seria presenteado com o domínio do Céu. Goku, porém, só conseguiu chegar até os dedos de Buda. Derrotado, ele foi aprisionado em um rochedo. Quinhentos anos se passaram, então ele foi slvo pelo monge Sanzô e entrou para o seu grupo em direção a Índia, para se redmir.

É após ser libertado por Sanzô e, durante o trajeto em direção a Índia, que se passava a história do filme "Sayuuki - the movie", dirigido por Kensaku Sawada. O filme é bacaninha, se você vestir o espírito da coisa toda, mas pode ser muito "exagerado" com cenas coloridas, vilões a lá tokusatsu, e bem forçado. Mas não se pode esquecer que é um filme voltado para o público infantil e que veio como um especial de uma série de televisão.

A interpretação de Katori Shingo como Son Goku é um destaque. Apesar de ser um personagem muito baralhento, quase histérico, suas caretas são hilárias. Ele se aproxima bastante do mangá/anime - principalmente na infantilidade e na comilança, embora não na força - e também do personagem lendário, assim como Jet Li, no filme "O Reino Proibido", cuja enredo é sobre um rapaz que encontra o bastão mágico de Goku e é transportado para o reino em que o Rei Macaco está aprisionado, com o intuito de libertá-lo. Além da tão esperada cena de luta entre Jackie-Chan e Jet-Li, o filme também vale pela atuação deste como o Rei Macaco.

É realmente o Son Goku de Justin Chatwin, em "Dragon Ball Evolution", aquele que está o mais longe possível tanto da lenda chinesa quanto do anime/mangá de Toriyama. O que é aquele nerd preocupado com namoros e sua vida social? Se ainda fosse o Gohan adolescente (o filho, não o avô)...

0 comentários: