CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

23 de mar. de 2009

Dorama

A idéia desse blog era um cantinho para falar sobre as novelas japonesas, que eu adoro! Mas acabei conversando sobre outros assuntos até agora, então este post finalmente inicia o marcador Dorama do Pop Asia!



As novelas asiáticas são bastante diferentes das brasileiras em muitos aspectos, entre eles a quantidade de episódios. A média é de 10 capítulos com cerca de 45 minutos de duração. Ainda assim, é possível transmitir histórias profundas com um enredo bem elaborado. Um exemplo é "Sora Kara Furu Ichioku no Hoshi", protagonizada por Akashiya Sanma, Fukastu Eri e Takuya Kimura.

Como se o Kimura não fosse motivo suficiente pra me atrair (hahaha), a história dessa novela é um thriller policial cujo assassino tem uma maneira habilidosa de cometer seus crimes de forma que pareçam suicídios.

Seria um enredo comum para os livros da Agatha Christie, em especial Caí o Pano, pois o assassino, tanto no livro, quanto na novela, não podem ser acusados legalmente, ainda que alguém os descubra.
Aliado ao roteiro, o trabalho dos diretores Nakae Isamu e Hirano Shin fazem de "Sora kara(...)" uma produção belíssima. Em particular, uma cena de amor entre o casal principal (Kimura e Fukatsu Eri) em que a camêra gira por cima dos personagens enquanto eles trocam carícias. Perfeito!

Sem contar que a trilha sonora também é muito boa. Mas, voltando ao roteiro, que sem dúvida de todas as novelas que eu já vi é o melhor, a história se desenrola de tal forma que de um romance policial ela se transforma em um drama familiar. Escrito dessa forma pode parecer piegas, mas garanto que não o é. Mesmo em momentos que lembram ao dramalhão das novelas mexicanas, o final japonês consegue recuperar a honra e termina de um modo impossível para as produções da Televisa.
E por fim, não sei se acreditarão ou não, mas deixo a tietagem de lado para afirmar que este é o melhor trabalho do Kimura que já vi até agora!

4 comentários:

Alexandre Lancaster disse...

É raro eu assistir doramas. Em geral, assisto os que são baseados em algum mangá que eu gosto – e se houver algum anime na frente, eu provavelmente vou dar uma olhada antes no anime.
Mas quanto as novelas da televisa, acho que elas podem ser muito engraçadas vistas com o distanciamento certo. ;)

JapanDa! disse...

Oi Lancaster!!

Eu tb gosto das novelas baseadas em mangá! Mas eu fico com dificuldades em classificar como live action ou como novela!! rsrsrs

Ah, eu admito que gosto das novelas mexicanas, teve uma época que eu assistia direto, mas ultimamente nem sei o que se passa no SBT! Mas que elas são exageradas, são! rsrsrs

Beijoss

Ayeka disse...

Ah eu me amarro em um dorama, seja japonês ou coreano. Só não assisti ainda nenhum twdrama.
No momento estou vendo vampire host e jodan ja nai.
As novelas da tv eu não consigo assistir de jeito nenhum, são tão clichês e previsíveis, eles deveriam aprender com os orientais como se faz uma novela boa.

Alexandre Lancaster disse...

Na verdade as novelas brasileiras já foram anos luz melhores do que as orientais.

Mas isso já foi no passado, e ele parece cada vez mais distante.:(