E por falar em teatro, está em cartaz até o final de novembro uma adaptação do mangá Death Note. A peça conta com os personagens principais: L, Light, Misa, o sr. Yagami e o shinigami.
SESI Leopoldina
Novelas, filmes, músicas e curiosidades
Postado por Karina Tiemi às 10:04 5 comentários

Esse fim de semana eu assisti ao “Clã das adagas voadoras”, muito belo por sinal. Particularmente, os quimonos e as coreografias me encantaram. A cena da atriz Zhang Ziyi praticando o “Jogo do Eco” é linda!

Voltando ao assunto, a década de 90 é rica em filmes wuxia. O astro Jet Li conta com uma filmografia recheada com esse estilo. Pra quem gosta, vale a pena conferir.
As críticas nesse estilo de filmes são, em geral, as mesmas “histórias vazias e cenas forçadas”.
Na minha opinião, temos que levar em conta alguns pontos. As histórias são vazias ou nós, ocidentais, que não compreendemos totalmente a ficção oriental? O conflito de culturas é evidente, mas, será que por isso devem ser consideradas vazias? Por não seguirem a fórmula ocidental?
Cenas forçadas? Estamos falando de fantasia. Por que se aceita uma história que retrata a vida estudantil de um bruxo ameaçado de morte por um dos mais poderosos e cruéis bruxos e não se aceita guerreiros voadores?
Não estou menosprezando Harry Potter. Até porque, li todos os livros e verei todos os filmes por questão de honra. A questão é: por que ser tão rigoroso com filmes que mexem com o imaginário, com a fantasia? Por que não entrarmos nesse mundo cheio de cores, misticismos e sonhos?
O cinema possui um campo tão vasto. Vale a pena se limitar a um gênero que seja próximo da nossa realidade?
____________________________
Para ler mais sobre wuxia:
- Contracampo (português)
- Wuxiapedia (inglês)
Postado por Karina Tiemi às 16:06 3 comentários
Marcadores: Cinema
Fiquei surpresa ao ler na comunidade do SMAP que uma revista brasileira publicara uma matéria com o SMAP. Embora eles façam um enorme sucesso no Japão cantando j-pop, eu acreditava que eles fossem pouco conhecidos por aqui uma vez que seu histórico em músicas voltadas para anime seja bem pequeno (acredito que no total tenham gravado apenas duas músicas pra séries que nem chegaram a ser exibida no País).
Sobre a matéria do SMAP, confesso que não me acrescentou muita coisa, mas ainda assim é interessante ver que os meninos começam a ter mais destaque em mídia impressa nacional.
Postado por Karina Tiemi às 09:04 2 comentários
Marcadores: J-pop
Essa semana eu comprei a primeira edição da tão comentada "Turma da Mônica em Mangá". Quando li a introdução que foi distribuida no mês passado, eu confesso que gostei. Postado por Karina Tiemi às 16:22 5 comentários
Marcadores: Mangá