CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

27 de ago. de 2008

Turma da Mônica em mangá

Essa semana eu comprei a primeira edição da tão comentada "Turma da Mônica em Mangá". Quando li a introdução que foi distribuida no mês passado, eu confesso que gostei.
É interessante que o Maurício de Sousa tente reiventar sua turminha de uma forma antenada com o sucesso dos mangás aqui no Brasil. Além do mais, quando eu era criança, sempre imaginava como seria as aventuras da Mônia e cia quando crescessem...Se bem que eu me contentava já com eles indo para o colégio (da mesma forma que o Chico Bento) mas, na minha época, o máximo que vi foi eles brincando de escolinha...Se é que o vi!

Por isso, eu gostei da adaptação. Porém, tenho que ser honesta. Parece que o Maurício quis arriscar, mas ficou com medo. Ficou no meio termo e acabou desenvolvendo um projeto que não é mangá e não é Turma da Mônica.


Tem alguns traços e características do mangá? Tem, mas a impressão que tive é de que foram usadas de formas erradas em alguns momentos - como os personagens com gotas escorrendos - de maneira que ficaram deslocadas. Mas isso é a minha opinião.


O enredo também não senti como um enredo de mangá. Apesar de ser uma trama que vai ser desenvolvida ao longo das edições, não senti aquela vontade de "Xi...Cabou o capítulo, quando chega o próximo?". A revista ainda me passa a sensação de uma edição ser independente da outra.


O formato da publicação também não é de mangá. Nem do Brasil e muito menos do Japão. A revista é mais larga e um pouco maior que os mangás publicados aqui, além da leitura ser ocidental! (o que, na minha opinião, foi uma bola fora!).


Falando desse jeito, até parece que não gostei. Achei divertido sim, principalmente por que é tudo novo, tudo muito curioso...No entanto, isso não é suficiente para que esse projeto se sustente no mercado!



5 comentários:

Kamui disse...

Oi Karina
Sou um pouco tradicional, quando o assunto é Mangá. Mas é uma ótima notícia saber que a cultura orienta continua produzindo efeitos.
Bem, estou no quinto semestre e faço comunicação social também, tenho pretensão de aborda em meu TCC algo sobre a cultura pop japonesa, por isso sempre que puder dou um pulinho aqui.
Beijos

Kamui disse...

Olha tanto a serie de tv e o OVA de X-1999, são muito bons, tem o filme também, na verdade o filme foi lançado primeiro e devido ao final brusco surgiu a necessidade da serie de tv, mas assim mesmo é um marco na Clamp.
Bem Karina, eu faço Produção em comunicação e cultura, vulgo produção cultural, é um curso novo tem apenas 10 anos e tem um bem parecido na UFF.
Eu estou com muitas dúvida sobre qual seria meu foco, como minha habilitação inclui Cultura, talvez eu direcione sobre este aspecto, mas entre minhas ideias pensei em direcionar para as abordagens dos programas infantis que inseriram os animes dentro da grade.
Se tiver alguma dica pode mandar que estou aberto a sugestões, rsrsrsrs. Ahh, eu faço na UFBA, na faculdade de comunicação FACOM.
Beijosssss

Anônimo disse...

Concordo que ficou uma mistura em que, no fim das contas, virou qualquer coisa que não é turma da Mônica, mas também não é mangá.

(sobre a leitura ocidetal, achei engraçado o aviso na última página huahuahua)

Mas, no fim das contas, acho que valeu o esforço do Maurício. Com o tempo acho que ele vai se aperfeiçoando nisso de mangá rs Valeu a tentativa. =)

Adorei o novo blog ^^

Bjos!

Ayeka disse...

Eu tenho um tanto de receio se a produção de Maurício de Souza vai ser boa e seguir realmente o estilo do mangá. ><

Alexandre Lancaster disse...

Bom, acho que leitura ocidental não faz de um material menos mangá. Por anos li materiais espelhados e nunca os vi menos mangá por causa disso. Até porque o verdadeiro motivo dos japoneses fazerem mangá nesse sentido de leitura é porque esse é o seu sentido de leitura, pura e simplesmente. Os coreanos fazem seus mangás no sentido de leitura "da casa" e eu não os vejo como menos mangás por causa disso.

Mas que eu achei o mangá da mônica decepcionante, achei.

Em todo caso eu gostei do seu blog. Estou colocando-o no meu blogroll. ;)